A urologia infantil

Uropediatria

Criptorquidia

É a ausência do testículo na bolsa escrotal. É uma condição relativamente comum na primeira infância, mas que deve ser avaliada e seguida pelo urologista pois sua persistência pode levar a lesões graves e irreversíveis no testículo.

Fimose

É a impossibilidade de retrair completamente o prepúcio (pele que recobre a cabeça do pênis). Pode atingir também adultos, mas é mais comum em crianças. É necessária uma avaliação pelo especialista, pois nem todos os casos necessitam de cirurgia.

Hidrocele

É o acúmulo de líquido em torno de testículo, podendo levar a um aumento no tamanho do escroto. É uma condição que também acontece em adultos e o tratamento pode ser conservador ou, quando indicado, cirurgia.

Torção de Testículo

Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças e adolescentes. É uma emergência cirúrgica na qual o testículo gira em torno do seu próprio eixo, obstruindo os vasos sanguíneos do testículo e causando isquemia. O principal sintoma é a dor no testículo e o tratamento cirúrgico deve ser realizado o mais breve possível, devido ao risco de perda do órgão acometido.

Enurese noturna (“xixi na cama”)

É a perda involuntária de urina durante o sono. Gera chateações e constrangimento na criança. É mais comum em meninos e sua causa geralmente é uma bexiga um pouco menor ou uma demora na maturação dos músculos que controlam a urina.

acompanhe nosso trabalho nas redes sociais
consultório mirassol

Mirassol

consultório hospital de base

São José do Rio Preto